quinta-feira, 14 de julho de 2016

HOMUS (HUMUS) ÁRABE SAUDÁVEL

Primeiro vamos falar dos benefícios do grão de bico, que é uma leguminosa completa e super importante para a nossa saúde, mais ainda é pouco conhecida e utilizada entre nós brasileiros.
 

1- O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B;

2- Devido à sua grande quantidade de amido, grão-de-bico é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol;

3- Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos;

4- Cada 100g de grão-de-bico contém 6g de fibras, sendo em sua maioria fibras solúveis, que ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol;

5-Vários estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Além disso, o grão-de-bico contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro, magnésio e minerais que desempenham funções importantes no organismo;

6- O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Sobre o Homus: o homus é o antepasto árabe, é um tipo de patê cremoso, que acompanha pães, legumes e carnes, principalmente o Kibe, durantes as refeições.

Na minha casa, nós comemos com pão, bolacha salgada ou torrada, no café da manhã ou da tarde, no lugar da manteiga ou margarina.


Vamos lá:

INGREDIENTES:

2 conchas (grandes) de grão de bico cozido escorrido;
1/2 concha (grande) de líquido da cocção;
2 dentes de alho
1 xícara (chá) de azeite de oliva
suco de 1 limão
1 colher (sopa) de tarrine/ tahine/ pasta de gergelim
sal, cominho e orégano à gosto

MODO DE PREPARO:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Guardar em um pote com tampa na geladeira por até 15 dias.

Só aproveitar :)

Molho Pesto Prático e Delicioso


Molho pesto é um CLÁSSICO  da culinária italiana, um molho delicioso e muito prático, porque não vai ao fogo, é um molho servido cru, sobre o macarrão já cozido, então ele ganha a temperatura do macarrão e tem um sabor único delicioso.

Por isso, uma das dicas é preparar o molho enquanto o macarrão está cozinhando, porque assim dá para colocar o molho no macarrão imediatamente depois de escorrer e assim o prato fica aquecido na medida.

Essa receita é legal, porque fica pronta em menos de 20 minutos, então para quem está com pressa ou aquele momento que chega uma visita e você quer impressionar, essa receita é chave!

Vamos lá! :)

INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de manjericão fresco
2/3 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de nozes ou pinoli
2 dentes de alho
pimenta do reino e sal à gosto

DICA: O queijo parmesão já é bastante salgado, se você preferir uma comida mais amena no sal, é bom não acrescentar mais sal nessa receita. 

MODO DE PREPARO:
Bater tudo no liquidificador, até obter uma mistura verde homogênea.
Despejar o molho sobre o macarrão cozido e mmisturar bem.

DICA: servir com pedaços de nozes picada.
Esse molho pode ser guardado na geladeira em um pote de vidro esterilizado por até 15 dias, ou ser congelado, por até 1 mês.




domingo, 10 de julho de 2016

Pão Caseiro Econômico

Pão Caseiro Recheado

Nesse momento um pouco complicado para a economia do nosso país, é sempre bom conhecer algumas receitas básicas que também são baratas e podem ajudar na economia doméstica.

Essa receita é muito fácil, porque não precisa ficar sovando a massa, ou seja, só precisa misturar bem os ingredientes na seqüência correta. As pessoas costumam ter um pouco de receio de preparar pão, porque sempre acham que é complicado ou não vão alcançar o ponto, mas na verdade, isso se torna um mito com essa receita!

Essa receita pode ser feita com farinha integral também, mas nesse caso, as farinhas devem ser misturadas meio a meio, ou seja, 50% farinha de trigo branca e 50% farinha integral, e a quantidade de líquido deve ser aumentada, porque a farinha integral absorve mais líquido.

Pode ser utilizada tanto para pão caseiro comum grande ou unidades, como para pão recheado, mas abaixo darei uma sugestão de recheio muito gostoso.

Vamos lá!

INGREDIENTES:
1 envelope de fermento biológico seco ou 2 tabletes de fermento biológico fresco
2  ovos
250 ml de água morna (xícara grande)
250 ml de leite morno (de preferência de saquinho) - (xícara grande)
3 colheres (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
125 ml de óleo (1/2 xícara grande)
1 kg de farinha de trigo

MODO DE PREPARO:
1. Em um bowl, coloque o fermento biológico e o açúcar e misture bem, se for o biológico fresco amasse-o com um garfo e misture com o açúcar, ele começará a derreter e é o normal;

2. Acrescente, o leite morno, a água morna, o óleo e os ovos, misture bem;

3. Aos poucos va acrescentando a farinha e mexendo com uma colher, até que a massa esteja grossa e não consiga mais misturar com a colher, então é hora de colocar a mão;

4. Acrescente farinha até que o ponto da massa esteja levemente grudento, porque se você deixar a massa muito seca (desgrudando da mão totalmente), ela não vai crescer como deve e o pão não ficará macio, ficará "massudo";

5. Aqueça o forno e desligue, tampe o bowl com um saquinho plástico e deixe descansar no forno aquecido por 40 minutos.
DICA: O SAL. O sal só é adicionado na hora de enrolar, porque o sal reage com o fermento e dá azia quando você come, quando adicionado só no momento de enrolar, isso não acontece! :)

MONTAGEM:
*Pão Grande Recheado:
Rendimento: 4 pães grandes

1. Enfarinhe uma superfície lisa, disponha a massa sobre a superfície e corte em 4 partes iguais;

2. Sobre a superfície enfarinhada abra a massa em um formato oval;

3. Recheie toda a superfície, com o recheio da sua preferência;

4. Dobre as duas extremidades (as pontinhas do pão) para dentro, assim o recheio não vai cair quando você enrolar;

5. Enrole o pão no sentido que fique mais comprido, pincele com ovo, coloque em forma untada e enfarinhada;

6. Deixe crescer em forno aquecido por mais 30 minutos e asse em forno médio de 180°C por 25-30 minutos.

DICA: * Pão Unitário Recheado:
Rendimento: +/- 40 pães pequenos
Como fazer o pão recheado unitário?
Faça todo o mesmo processo descrito anteriormente, e quando o pão já estiver enrolado, corte fatias
de 4 dedos de diâmetro, pincele o ovo e deixe crescer por 30 minutos. Asse em forno médio de 180°C por 25-30 minutos.

* Pão Caseiro Grande:
Rendimento: 4 pães grandes
1. Divida a massa inicial em 4 partes, sobre uma superfície enfarinhada, abra cada parte da massa em forma oval;
2. Enrole como um rocambole;
3. Deixe crescer por 30 minutos em forno pré-aquecido;
4. Asse em forno médio de 180°C por 25-30 minutos.
obs: não precisa pincelar ovo.

*Pão Caseiro Unitário:
Rendimento: +/- 40 pães pequenos
Faça o mesmo processo do pão grande, e corte em fatias com 4 dedos de largura, deixe crescer em forno pré-aquecido por 30 minutos mais.
Asse em forno médio de 180°C por 25-30 minutos.
obs: não precisa pincelar ovo.

IDÉIA PARA RECHEIO:
Esse recheio praticamente todo mundo adora, é o receio de pizza! O meu é bem simples e delicioso: 4 tomates picados, 1 cebola picada, 300g de queijo muçarela picado ou ralado, 300g de presunto picado ou ralado, 100g de azeitona picada, orégano, azeite de oliva e sal à gosto.
Mas o recheio pode ser de qualquer coisa, carne seca com abóbora, frango com catupiry, calabresa com queijo, 3 queijos, peito de peru com ricota, etc...

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Patê de Inhame Fantástico



Antes de começar a falar da receita que na verdade é muito simples, vamos falar do INHAME!

O Inhame tem muitoooosss benefícios para a saúde, principalmente da mulher, e é por isso que eu decidi fazer um patê com ele, que assim fica prático para comer, e pode ser usado em outras receitas também.

OS 6 BENEFÍCIOS DO INHAME

1. O INHAME É BOM PARA A SAÚDE DO SISTEMA ENDÓCRINO: O inhame possui uma substância denominada deogenina, que no corpo humano forma o precursor de vários hormônios importantes como a testosterona, progesterona, o estrogênio, o cortisol e a aldosterona.
O inhame é bom para menopausa, tensão pré-menstrual, doença fibrocística da mama, endometriose, fibrose uterina e infertilidade.

2. O INHAME É BOM CONTRA O CÂNCER: Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. Estes nutrientes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada.
INHAMES DA RECEITA COZINHANDO

3. O INHAME É BOM PARA O CORAÇÃO: O excesso de colesterol no sangue é associado à ocorrência de doenças cardíacas e, as fibras do inhame ajudam a reduzir os seus níveis. O inhame é um alimento rico em vitamina B6 ( piridoxina) e B9 (ácido fólico), que ajudam a controlar a homocisteína presente no sangue, estudos revelam que a homocisteína quando encontrada em doses acima das desejáveis, oxidam o HDL (o bom colesterol), e o transformam em LDL (o mal colesterol). Além de tudo, o inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.

4. O INHAME AJUDA A COMBATER O MAL DE ALZHEIMER: a homocisteína aumenta a inflamação no cérebro, o que agrava o quadro de pacientes com a doença, e favorece a aparição da doença nas pessoas que ainda não a desenvolveram. O Mal de Alzheimer também está relacionado a diminuição do hormônio precursor de hormônios esteróides importantes. O inhame possui as vitaminas B6 e B9, além da deogenina, que atuam em benefício do organismo, nesses casos.

5. O INHAME AJUDA A EMAGRECER: O inhame é ótima opção de alimento para quem precisa emagrecer. Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia. É importante destacar que as fibras do inhame também promovem essa sensação de saciedade. Outro dentre os benefícios do inhame para o emagrecimento está associado com o DHEA. O hormônio consegue inibir a glucose-6-fosfato-desidrogenase, uma enzima que participa da síntese de gordura bem como do crescimento de células cancerígenas.

6. O INHAME AJUDA A EVITAR A ANEMIA: porque é fonte vegetal riquissima em ferro, componente principal das hemácias relacionado com o transporte de oxigênio.


Agora sim, ditos todos os benefícios conhecidos do INHAME, vamos a receita.


INGREDIENTES:
8 inhames pequenos com casca
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 colher (chá) de molho de mostarda
1 colher (sopa) de tarrine ou pasta de gergelim
suco de 1 limão tahiti
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de água
sal, cominho e cheiro verde à gosto

MODO DE PREPARO:
Bater tudo no liquidificador na velocidade máxima, e se precisar ajudar com uma colher. Colocar em um pote e guardar na geladeira. 
Pode comer com pão, torrada, bolacha, wrap e também colocar em receitas como sopas e cremes salgados. :)

DICA: cozinhe os inhames com casca, além de manter todo os nutrientes, é muito mais fácil tirar a casca depois de cozido, porque o inhame quando cru, parece um sabonete de tão liso.


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Massa Recheada com Creme de Abóbora e Queijo ao Molho Rosê


Essa receita é uma delíciiiiiiaaaaaa... não tem nem muito o que falar, porque como pode ficar ruim essa mistura de massa, creme de abóbora com queijo e molho rosê, IMPOSSÍVEL!

O que facilita essa receita é a massa, que já comprei pronta, estou utilizando massa fresca de lasanha, mas pode substituir por massa fresca de pastel também, inclusive acho mais fácil de trabalhar, porque é mais macia e não tem o risco de quebrar.

Essa receita é aquela típica para reunir a família de domingo e fazer sucesso total!!!

Então vamos lá, mão a massa literalmente :P

INGREDIENTES:

  • Massa:
1 pacote de massa fresca para lasanha
500g de abóbora de pescoço cozida e amassada
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
queijo muçarela fatiado
sal, pimenta do reino e cheiro verde à gosto

Molho Rosê:
8 a 10 tomates italianos
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 copo (requeijão) de água
1 caixinha de creme de leite
sal, orégano, manjericão e pimenta à gosto

Acabamento: queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO:
  • Recheio da massa:
  1. Numa panela aqueça o azeite de oliva e frite a cebola.
  2. Acrescente a abóbora cozida e amassada, refogue.
  3. Por último, acrescentar todos os temperos.
  • Molho Rosê:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Em uma panela com tampa, cozinhe o molho por 1h30min.
  3. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture bem.
MONTAGEM:
  1. Divida uma folha de lasanha fresca ao meio.
  2. Em cada metade da massa coloque 1/4 de fatia de queijo muçarela.
  3. Sobre o queijo, disponha 1/2 colher (sopa) do creme de abóbora.
  4. Dobre ao meio e feche, como se fosse um pastelzinho.
  5. Num refratário coloque um pouco de molho rosê, disponha toda a massa, cubra com o restante do molho e polvilhe o queijo parmesão ralado.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 210° C, por aproximadamente 30 minutos.
AGORA É SÓ APROVEITAR COM A FAMÍLIA! :D








Nhoque de Batata Vermelha Delicioso


Nós estamos vivendo esse momento de vacas magras do capeta, então não custa ter um pouquinho de superstição para ajudar no andar da carruagem né!

Essa receita é da minha tia Eliana, seguindo a tradição de comer nhoque no dia 29 de cada mês com US$1 debaixo do prato, para atrair dinheiro. Aqui em casa estamos fazendo, porque a esperança é a última que morre!

Essa receitinha é muito fácil, qualquer pessoa consegue fazer, mesmo aquelas que nunca cozinharam nada...

Batata Vermelha
Utiliza-se nessa receita a batata vermelha, porque ela é menos úmida, então precisa de menos farinha para chegar no ponto ideal. Além do que, ela chega no ponto, com a batata inglesa comum, o ponto fica muito mole.

Então vamos lá!!!

INGREDIENTES:
  • Massa
1 kg de batata vermelha cozida
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina bem cheias
2 ovos inteiros
sal à gosto

  • Molho de Tomate
Tomate Italiano
8 a 10 tomates italianos
1 cebola 
2 dentes de alho
1/2 xícara de azeite de oliva
1 copo (requeijão) de água
sal, orégano, manjericão e pimenta à gosto

MODO DE PREPARO:
  • Massa:
  1. Em um bowl, colocar a batata cozida e amassada morna, acrescentar a margarina, os ovos, o sal e misturar bem até ficar homogêneo.
  2. Acrescentar o amido de milho e a farinha aos poucos.
  3. Misturar a farinha até obter uma massa pouco pegajosa, que gruda pouco nas mãos.
  4. Passar farinha nas mãos, e fazer pequenas bolas de massa.
  5. Numa superfície enfarinhada, fazer rolinhos com as massas e cortar com uma fata no tamanho desejado.
  6. Numa panela grande, ferver água, e colocar pequenas porções de massa para cozinhar de cada vez.
  7. Colocar num escorredor de macarrão e logo no refratário onde será servido com o molho.
DICA: Como saber se o nhoque já estão cozido?
Quando coloca-se o nhoque em água fervente, ele afunda porque está cru, quando ele está cozido, ele começa a "boiar", ou seja, sobe a superfície da água, então já está pronto para ser retirado da água.

  • Molho de Tomate
  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Levar a uma panela com tampa e cozinhar por aproximadamente 1h30min, ou até obter a consistência desejada.
DICA: Para diminuir o excesso de acidez do molho de tomate, pode-se colocar uma cenoura para bater junto com os outros ingredientes, ou uma pitadinha muito pequena de bicarbonato de sódio.

Agora é só colocar US$1 debaixo do prato e esperar a fortuna vir até você! :D





segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Famosa Pizza com Massa de Couve-flor!!!

Essa receita é MARA!
Muito fácil, muito rápida, barata e muito gostosa!

Dá para fazer a versão light dessa pizza, trocando alguns ingredientes, essa minha versão é vegetariana, mas a cobertura da pizza vai da preferência de cada um, desde que seja salgada, e a grande sacada é que não tem glúten! :D

Então vamos lá!

INGREDIENTES: 

1 caneca de couve-flor picado bem pequeno (na faca ou na processadora)
2 ovos
1 pacote de queijo ralado (50g)
1 colher (sopa) de orégano
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) bem rasa de maisena

RECHEIO:
1 tomate grande sem semente picado em cubinhos
1/2 cebola picada em cubinhos
4 colheres (sopa) de palmito picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
7 azeitonas
5 fatias de queijo muçarela
orégano à gosto
manjericão à gosto

MODO DE PREPARO:
Para a massa: 
*  picar bem pequeno o couve-flor, com a faca ou processadora.
* em uma tigela, misture o couve-flor, os ovos, a salsinha, o orégano e o queijo.
* nessa massa acrescente o amido de milho e misture até obter uma massa homogênea. 
*  unte uma forma com azeite de oliva e disponha a massa no formato circular de pizza.
* Asse em forno 210°C, por 20 minutos.
* retire do forno vire a massa e asse por mais 5 minutos.
* retire do forno, coloque a cobertura da sua preferência e volte ao forno, somente até derreter o queijo.

DICAS IMPORTANTES:
Para a massa ficar mais light, dá para trocar o queijo parmesão por queijo parmesão light.
A massa fica mais crocante se feita no forno elétrico, com o grill ligado, dá para fazer mini pizza na frigideira!
Idéia de recheio light:  tomate picado, palmito picado, azeitona picada, ricota, muçarela de búfala e peito de peru, tudo moderado, CLARO!

BON PROFIT!!! :)